PROGRAMAÇÃO

Preparamos uma programação super especial para comemorar o marco de 50 anos do programa. Confira abaixo ou acesse aqui para saber mais sobre o que vai rolar e os convidados que estarão presentes.

8h – Programa Rádio Janela: especial 50 anos do Carro Biblioteca

Abertura do evento com a circulação do Carro-Biblioteca em pontos estratégicos do campus para veiculação do programa Rádio Janela especial.

9h – Exposição fotográfica e visitação ao CarroBiblioteca (ao longo do dia)

Local: garagem do Carro Biblioteca – ECI
Linha do tempo com os principais destaques do Carro Biblioteca

9h30 – Mesa de abertura

Local: Auditório Adriana Bogliolo – ECI
PROEX, Direção ECI, Sistema de Bibliotecas UFMG, Coord. Carro Biblioteca

10h – Conferência de abertura: Bibliotecasitinerantes em Portugal/mundo

Local: Auditório Adriana Bogliolo – ECI
Nuno Marçal, responsável pela Bibliomóvel da Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova, Portugal

nuno-1

Nuno Marçal, 48 anos. Pai do Tomás. Licenciado em Sociologia. Bibliotecário desde o ano 2000. no dia 26 de junho 2006 iniciei funções de Bibliotecário-Ambulante ao volante da Bibliomóvel, uma Biblioteca Itinerante que percorre o município de Proença-a-Nova, um território periférico no interior rural de Portugal, com a missão de tentar fazer acontecer uma Biblioteca Pública Útil, Próxima e Humana para todas as Pessoas.

14h – Mesa redonda 1: O Carro Biblioteca ainda é um serviço necessário?

Local: Auditório Adriana Bogliolo – ECI

Gildete Veloso: Carro Biblioteca da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Elton Mattos: Carro Biblioteca da Universidade Federal de Ouro Preto
Mediação profa. Marina Cajaíba

Gildete Veloso. Bibliotecária formada pela UFMG. Gestora de cultura na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (MG).
Atualmente é gerente do Núcleo de Extensão e Ação Regionalizada da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, onde atua acompanhando e avaliando programas e projetos de mediação e incentivo à leitura, voltados para crianças e adolescentes, pessoas com deficiência visual, biblioteca móvel e espaços alternativos de leitura, tais como: creches, centros socioeducativos para jovens infratores, escolas profissionalizantes e internatos. Planeja, promove e acompanha exposições de artes plásticas, bem como administra os espaços culturais da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas.

elton matos

Bibliotecário/Documentalista do Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Coordenador do projeto de extensão Carro-Biblioteca da UFOP. Possui graduação em Biblioteconomia (2009), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Ciências Humanas: Brasil — Estado e Sociedade (2011), pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestrado em Educação (2021), pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Integrante do grupo de pesquisa Multiletramentos e Usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação — MULTIDICS/UFOP.

15h30 – Coffee Break

16h – Mesa redonda 2: Carro Biblioteca ECI/UFMG:Cinco décadas abrindo caminhos

Local: Auditório Adriana Bogliolo – ECI
Profa. Lígia Dumont, Departamento de Teoria e Gestão da Informação
Profa. Marília Martins de Paiva, Departamento de Organização e Tratamento da Informação. Mediação profa. Dalgiza Oliveira

Lígia Maria Moreira Dumont. Graduada em Biblioteconomia e Letras e possui mestrado em Biblioteconomia, ambos pela UFMG; doutorado em Comunicação pela UFRJ em convênio com o IBICT e pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Exerceu os mandatos de vice-diretora e de diretora, chefia do Departamento de Teoria e Gestão da Informação, coordenadora do Colegiado do Curso de Biblioteconomia e coordenadora do Centro de Extensão da ECI; de diretora de Cooperação Institucional da Reitoria da UFMG e de consultora ad hoc institucional e de cursos do INEP/MEC. Ganhadora do Prêmio CAPES Orientação de Tese 2018, na área Comunicação e Informação. Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em usuários e não usuários da informação, apropriação de conhecimento através da leitura, a leitura sob o olhar da Ciência da Informação. Atualmente é professora titular, presidente do NDE do Curso de Biblioteconomia, coordenadora da linha de pesquisa Informação e Leitura desde 2007 e professora permanente da linha de pesquisa Usuários, gestão do conhecimento e práticas informacionais, do PPGCI da ECI, UFMG.

Marília de A. M. de Paiva. Professora adjunta da escola de Ciência da informação. Doutora (2016) e Mestre (2008) em Ciência da Informação. Ex-bibliotecária do carro -biblioteca ECI/UFMG (2004/2008). Atua no Departamento de Organização e Tratamento da Informação e na Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC). Suas áreas de interesse são: políticas públicas de informação para bibliotecas; bibliotecas públicas e escolares.

17h30 – Homenagem à profa. Adriana Bogliolo

Local: Auditório Adriana Bogliolo – ECI
Pâmela Machado, bibliotecária do Centro Cultural Unimed BH-Minas

18h – Encerramento com sarau literário

Local: área externa à garagem do Carro Biblioteca
Contação de história com Suzene Furtado
Música com Bequadros + Caminante

Suzene Furtado é pedagoga, bibliotecária, contadora de histórias, escritora e professora da Rede Municipal de Ensino. É criadora da Rádio Escola EMPON, projeto que leva informação, cultura, arte e afeto aos estudantes da Escola Municipal Professora Ondina Nobre. Também é celebrante de casamentos, narrando poeticamente as histórias dos casais.

Instagram: @suzenecelebrante

Caminante é um trio mineiro latino americano de amigos que se encontram na música, na rua e no carnaval. Suas músicas passeiam pela MPB clássica, sofrência pop-retrô, carimbó, rock e samba-reggae.

Instagram: @ caminantesbanda

Bequadros surgiu da vontade de expressão de dois primos músicos, Arley e Gustavo Bequadro. Após longo e minucioso processo de composições e gravações, chegaram ao álbum de estreia “Eu me vendo”, cuja proposta é abordar a trajetória de um personagem que se vende, se venda e se vê ao longo da vida. O disco, que contou com participações especiais tais como Paulinho Pedra Azul e Coral Madrigal, traz influências do rock e de vertentes diversas da MPB, apresentando uma sonoridade leve e marcante.

Instagram: @ bequadros