MAIS SOBRE O CARRO-BIBLIOTECA

      O Programa Carro Biblioteca da Escola de Ciência da Informação atende comunidades periféricas de Belo Horizonte e região desde sua concepção em 1973. O foco é o atendimento a localidades que não disponham de biblioteca pública ou comunitária em seu entorno. O objetivo geral é disponibilizar os serviços de biblioteca junto a comunidades periféricas de Belo Horizonte e Região Metropolitana com vistas a promover o acesso e a democratização da informação, além de trabalhar a temática educação ambiental nas comunidades atendidas, principalmente no MHNJB/UFMG, a partir da mobilização de materiais educativos acessíveis voltados às questões ambientais com conceitos relacionados ao meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação.

      Nos cinquenta anos de ações pertinentes à democratização do acesso à informação e fomento à leitura, pôde-se perceber mudanças significativas nos perfis de usuários frequentadores do Carro Biblioteca: vão desde senhoras a procura de romances em série até crianças encantadas pelo artefato ‘livro’, pouco usual em seu contexto social e cultural.

Carro-Biblioteca, 1981.
Carro-Biblioteca, 1992.

    Atualmente, o usuário também se apresenta com nítido interesse pelo ambiente eletrônico, demandando informações, entretenimento e lazer no meio virtual. Por isso, as interações com o Carro Biblioteca extrapolam os espaços visitados e se estabelecem também nos espaços da internet através das redes sociais que permitem ampliar o contato com outros públicos e divulgar as ações do Programa.

      A infraestrutura do Carro Biblioteca permite a disponibilização de informações sobre a UFMG, o acervo literário do Carro e sobre as próprias comunidades. Atualmente as comunidades atendidas pelo projeto são:

– Comunidade Paulo VI
– Comunidade São José da Lapa
– Comunidade Nova Pampulha
– Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG

      Deve-se ressaltar que ao enfocar as ações em termos de uma cidadania informacional, acredita-se que o Programa e seus projetos contribuam para que os diferentes atores participem, de forma concreta, enquanto sujeitos. Os projetos vinculados “Rádio janela” e “Boletim bairro a bairro”, por exemplo, são elaborados com a participação dos usuários do Carro nas comunidades.

      Em comemoração aos cinquenta anos do Programa Carro Biblioteca, foi acordado um termo de parceria com o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG com o objetivo de se trabalhar a educação ambiental nas comunidades. Essa ação acontecerá a partir da mobilização de materiais educativos acessíveis aptos a despertar o interesse e a curiosidade dos usuários pelas questões ambientais e pelas práticas de conservação e preservação ambiental, realizadas sobretudo nas comunidades tradicionais urbanas e rurais.

      A inserção de uma proposta de educação ambiental no Programa Carro Biblioteca se justifica pela necessidade de conscientizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente e da adoção de práticas sustentáveis.  Acreditamos que a educação ambiental deve ser uma prática permanente e interdisciplinar, que vá além das questões ambientais. Visto a proximidade do Carro com as comunidades atendidas, espera-se que o Programa possa alcançar esse propósito  a partir das práticas de incentivo e de mediação da leitura realizadas pelos projetos vinculados com o público regularmente atendido nas comunidades periféricas e mensalmente, nos finais de semana e férias, com o público espontâneo que frequenta o MHNJ.